Infelizmente algumas pessoas transexuais passam por uma série de discriminações por não se enquadrarem nos padrões estabelecidos socialmente como “normais”. Essas situações que envolvem abandono, solidão, baixa autoestima, discriminação e exclusão podem contribuir para a constituição de inúmeros sofrimentos psíquicos que devem ser compreendidos pela psicologia.

Dessa forma, a psicologia exerce um papel muito importante para o autoconhecimento e no processo de aceitação própria, fator importante para lidar com determinadas situações que o indivíduo poderá encontrar no dia a dia. Isso porque a psicologia auxilia no processo de autoconhecimento, compreendendo melhor como a pessoa se sente, identificando com mais clareza a identidade e a entender que é um fenômeno humano.
O papel principal da terapia é empoderar a pessoa para que ela possa conviver da melhor maneira possível com a sua orientação sexual e identidade de gênero escolhida. Com o auxílio do Psicólogo, o paciente compreende sua real identidade, ajudando a lidar com o modo como familiares e colegas reagem à sua orientação sexual.

Psicologicamente, os transgêneros sentem a necessidade de adequar seus corpos ao que são, devido à não identificação do gênero sexual de nascimento. Lembrando que, o que é tratável são as angústias e coisas do inconsciente que o travam e reprimem. O mais importante é ajudar o paciente a descobrir quem é e o que quer.
Há muitos relatos de pacientes que se beneficiaram do tratamento psicológico, sendo algo essencial para essa transformação!
Não perca tempo e agende sua consulta para mais informações!